Algumas coisas a gente até tenta entender... No Brasil, qualquer pessoa que tenha os olhos puxados, pode ser japonês, chinês, coreano, etc é chamado de japonês. Apelidos como Japa, Negão, Alemão, Branco, Preto, China, etc, nem sempre são discriminatórios, muitas vezes são colocados de forma carinhosa pelos próprios parentes ou amigos. Quando dizemos: a Dona Maria japonesa, por exemplo, é uma forma mais prática e rápida de dizer qual Dona Maria. Afinal, no Brasil, é normal o japonês -brasileiro se sentir 100% brasileiro mas preservando suas origens, sua cultura e gostar de ser visto como japonês, mas ... Mesmo quem tem sangue puro, que apenas nasceu e cresceu no Brasil, quando chega aqui descobre que é brasileiro! Não importa a cara de japonês, o sangue de japonês, é burajiru jin! Para as crianças deve ser muito mais complicado, principalmente para as que não tem traços japoneses e se veem como um ET no meio de todas as outras na escola. Acreditem, algumas crianças aparentemente japonesas omitem o fato de serem brasileiras, e até evitam ou proibem os pais de falar português em público...
Quanto a mim, ser estrangeira no Japão não é uma coisa que me torture, nem ligo muito pra isso, tenho orgulho sim de ser brasileira e ter um sangue que veio só Deus sabe de onde, provavalmente de índios, portugueses, africanos, espanhois... Outro dia no trabalho, na hora do almoço uma senhora conversou um pouco comigo em português, quando ela saiu houve um murmurinho, as outras pessoas não sabiam que ela é brasileira. Num outro dia, no mesmo horário, a mesma senhora puxou conversa, apenas em japonês! Mas respondi em português... Ontem uma outra veio trabalhar na mesma seção, não trocou sequer uma palavra comigo, quando foi embora um motorista brasileiro de uma empreiteira brasileira veio buscá-la... Aí fico pensando na inocência ou na ignorância das pessoas. Também outro dia vi na tv japonesa, um japonês-brasileiro dizendo em português que ´´antigamente quem plantava goiabas naquela região eram só os japoneses e que agora tinha muito gaijin plantando...`` Ora, no Japão nós somos gaijin, no Brasil todo mundo é brasileiro, mesmo os estrangeiros que desembarcam lá e nunca mais vão embora... E aqui, tudo que não é 100% nacional, é colocado no mesmo saco, de gaikokujin!!! É um tapa na cara de quem se achava superior aos outros mortais do terceiro mundo... e um dilema na cabeça dos inocentes, japoneses no Brasil, brasileiros no Japão... Ao menos EU sei quem sou...
Nenhum comentário:
Postar um comentário