Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O que será que a escola japonesa tem de bom?






A comida? O cardápio é variado. Prá brasileiro é ruim, um sabor estranho...

O horário? Muito longo, a escola cansa...

As brincadeiras? Não tem... Não tem?!

Quando chove não precisa ir à escola? Precisa! Com chuva, sol, neve forte...

As férias? São ótimas!... Precisa levantar cedo todos os dias prá fazer ginástica na pracinha... treinar... participar de eventos esportivos...

As excursões escolares? Hum... tem que fazer resumo depois, jornal...

Ah, mas aprende muita coisa diferente! Sim, fazer arrumação, limpeza, costurar, cozinhar...

Os professores são legais? Hum... São né... se eu soubesse o que ele está falando...

Meu filho sempre reclamou demais, mas não emagreceu por causa da comida... Os problemas existem pois a escola foi feita para os japoneses, e de repente ninguém sabe o que fazer com os ALIENS que aterrizam na escola...
Reclamações à parte, a primeira vez que fui na escola, num evento cultural, fiquei impressionada com a estrutura física. Um espaço amplo e organizadíssimo prá pouquíssimos alunos. Sim, a escola primária, 6 séries, 2 classes por série, cerca de 300 alunos no máximo, período integral. Escola pública. Piscina. Ginásio de esportes com palco e cortinas de dar inveja a muitos teatros no Brasil... Campo prá beisebol, futebol... Escola paga. Uma tarifa básica prá cobrir os gastos com alimentação e material escolar. Os uniformes são caros. Toda criança, japonesa ou não, é obrigada a frequentar a escola, japonesa ou não. Mesmo as que, um dia, voltarão ao Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário