Eu tenho uma memoria otima, para filmes e livros, receitas, endereços, números de documentos... Mas aqui em casa todo mundo sabe, não me peçam pra guardar nada porque depois só Deus sabe onde esta guardado...
Logo que fui morar em Costa Rica, quase 700 quilometros distante de Prudente, estava la tranquilamente trabalhando no supermercado do meu sogro quando, um senhor gordo entrou e não parou de olhar mais pra mim, ate que começou o interrogatório;
- Sua mãe não se chama...?
-Sim...- Com uma voz desconfiada.
- Seu pai...
- Siim...
- Você não morava...
- Sim...
- Você não lembra de mim?!
Pensei, revirei a memoria e; - Não!...
- Sou eu!!! O... pai da sua madrinha!
Ele tinha me visto nascer, me pegou no colo ate meus 4 anos!!! Já fazia uns 14 que não me via...
- Logo que te vi pensei, que com essa cara você não podia ser filha de outra pessoa!
4 anos, e queria que eu me lembrasse...
Ainda em Costa Rica, numa festa a pessoa chega em mim, beijo, beijo, tudo bem? Tudo bem... Penso, penso, quem será essa pessoa? Não lembro!
- E seu pai? Ta bem?
Pai? Ah, sempre achavam que eu era filha do meu sogro.-Ta! Ta bem!
- E seu irmão, não veio?
Irmão? Irmão, ah deve ser o Luiz que era o mais famoso. - Não, não veio!...
Tempos depois, a mulher me encontra e pede desculpas, havia me confundido com outra pessoa igualzinha a mim, ate no jeito de rir. E o pior é que nunca conheci meu clone. Dessa vez eu era inocente e de uma outra também...
O telefone toca.
-Alo, Silvia?
-Sim!
-Sou eu...
-Ah, oi!...- Penso, penso, nenhum arquivo encontrado...
-Nossa, sua voz ta diferente!
-Ah, eu to gripada...
-E o Marcio?
-Marcio?!!
-Sim, seu irmão!
-Meu irmão? Não tenho irmão com esse nome não...
-Você não é a Silvia?
-Sou...
-Seu telefone não é 217-2050?
-Não!!! Meu telefone é 217-2005...
Na esquina da rua de baixo, havia outra Silvia...
Mas pior que ser abraçada na rua e não se lembrar de jeito nenhum da pessoa é esquecer o próprio professor de português! Aula que sempre gostei.
Um dia estava no Palácio da Cultura de Prudente, participando de alguma coisa sobre reciclagem, num outro espaço havia um lançamento de livro. De repente um sujeito se aproxima, era o autor, conversa comigo, pergunta se não me lembro dele, diz que foi meu professor de português no primeiro colegial do Sarrion, e eu nada!!! Ate hoje não me lembro dele!
-A vida é assim mesmo, o aluno esquece o mestre mas o mestre jamais esquece um aluno!!!
Ele me esbofeteou com essa frase.Edgar. Depois disso, ao menos o nome, não me esqueci...
Outra vez, estava esperando minha mãe, no recinto de exposições de Prudente, e um chato ficou me encarando, do outro lado da rua, na porta de um restaurante. O chato era meu primo!A gente não se via havia anos, ele se lembrou de mim!
Aqui no Japão, com estresse, correria, tpm, xiiii!!! Piorei muito. Tanto que, um dia resolvi aproveitar a consulta medica e pedir umas vitaminas pra melhorar a memoria.
-Que tipos de coisas você anda esquecendo?
-Ah, doutor, esqueço coisas que tenho que fazer, datas, onde guardei as coisas, de repente esqueço o que estou pensando, e...
-Ah, isso é completamente normal! Ontem mesmo eu esqueci onde estacionei o meu carro...
sexta-feira, 24 de abril de 2009
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Bonitinha, mas...
Quando eu era jovem e bonitinha, me achava feia e gorda. Agora que estou feia e gorda, descobri que era magra e... Ser bonitinha, me rendeu alguns episódios como; um dia estava preenchendo um cheque para pagar uma conta, enquanto eu escrevia o atendente abusado ficou olhando pra minha cara e sorrindo cinicamente.
-Que foi?
-Nada não, to te achando bonitinha!...
-Ah!...
Nisso meu marido apareceu.
-Que foi, Bem?
-Ah, nada não! Ele ta me achando bonitinha!...
Eu era assim, cinismo se paga com cinismo. Agora piorei um pouco... O coitado só não apanhou porque meu marido disse a ele que ia respeitar seu lugar de trabalho.
Uma outra vez foi um doidinho que passava todo dia em frente da nossa lanchonete e mexia comigo. Que doido que nada! Meu marido ficava p da vida.
Todos os dias a tarde, ele passava na nossa calcada e;
-Ee, branquinha, você é bonitinha, hein...
-Ee, branquinha quer casar comigo?
-Ee, branquin...- Meu marido estava com uma garrafa pet vazia na mão e pá! Deu-lhe uma garrafada na bunda...
No dia seguinte, e nos outros tambem, do outro lado da rua:
-Ee, branquinha... você é bonitinha mas eu não vou mexer mais com você não porque seu marido é muito bravo...
Hi.hi,hi... mexe comigo, mexe!...
-Que foi?
-Nada não, to te achando bonitinha!...
-Ah!...
Nisso meu marido apareceu.
-Que foi, Bem?
-Ah, nada não! Ele ta me achando bonitinha!...
Eu era assim, cinismo se paga com cinismo. Agora piorei um pouco... O coitado só não apanhou porque meu marido disse a ele que ia respeitar seu lugar de trabalho.
Uma outra vez foi um doidinho que passava todo dia em frente da nossa lanchonete e mexia comigo. Que doido que nada! Meu marido ficava p da vida.
Todos os dias a tarde, ele passava na nossa calcada e;
-Ee, branquinha, você é bonitinha, hein...
-Ee, branquinha quer casar comigo?
-Ee, branquin...- Meu marido estava com uma garrafa pet vazia na mão e pá! Deu-lhe uma garrafada na bunda...
No dia seguinte, e nos outros tambem, do outro lado da rua:
-Ee, branquinha... você é bonitinha mas eu não vou mexer mais com você não porque seu marido é muito bravo...
Hi.hi,hi... mexe comigo, mexe!...
terça-feira, 21 de abril de 2009
Egoista, eeu? Imaginem...
Desde muito antes de pensar em vir ao Japão, eu trabalhava no restaurante da família, nas horinhas de folga fazia croché, tricô, reciclagem, pintava panos, desenhava, escrevia contos, editava pagina cultural, participava de concursos culturais ( ate ganhei alguns), etc, etc... Sempre que podia, antes de dormir era sagrado assistir ao menos a abertura do Jo Soares, que ainda era no SBT. Uma bela noite, ele estava entrevistando uma médium que pintava quadros lindíssimos, com os pes! Eu rapidamente pensei: Ah, por que uma coisa dessas não acontece comigo?!... Nisso, acabou o primeiro bloco e foram pro intervalo comercial. Nesse tempinho, eu cochilei e acordei num triz com a resposta. Foi tão rápido, que não sei se sonhei ou "alguem" me respondeu:- Isso não acontece e jamais vai acontecer com você porque você é egoísta demais pra fazer uma coisa tão linda assim e assinar qualquer outro nome que não seja o seu!...- Essa doeu! Meio assustada, eu ri sozinha concordando; imagine se eu ia ter aquela trabalheira toda e assinar Van Gogh... Renoir... Portinari... Di Cavalcanti... Mas nem viva!!! Eu ia assinar bem bonitinho Silvia Chaparral! Só pra deixar claro, eu não sou espirita,(e nem tão católica) e isso aconteceu de verdade!!!
sábado, 18 de abril de 2009
O GOVERNO JAPONES DISTRIBUI DINHEIRO AO POVO
Já chegou. Meu convite para receber meu presentinho chegou. Todos os japoneses, e estrangeiros devidamente legalizados, receberão o auxilio em dinheiro para gastar no que quiserem. A medida é para estimular o consumo e ajudar o comercio a enfrentar a crise. O prazo de entrega do documento devidamente preenchido e acompanhado das copias exigidas pode variar de acordo com a cidade, mas menores de 18 anos e maiores de 65 anos receberão 20,000 yenes e os demais 12,000 yenes(+ou-120 dólares). Ricos ou pobres, todos tem direito ao bonus. Para quem nao quiser o dinheiro, basta assinalar. Em Imizu shi, depois de receber e conferir o documento, a prefeitura depositara o dinheiro em cerca de 1 mês. Mas já existem espertalhoes querendo roubar, inventando golpes para tomar esse dinheiro do povo, as prefeituras estão avisando que o dinheiro será depositado na conta bancaria, nenhum funcionário esta autorizado a telefonar pedindo dados ou marcando encontros em caixas eletronicos, qualquer duvida, ir pessoalmente a prefeitura. Nos dias 16 e 17 de maio, das 9 as 15 horas, no Centro administrativo de Kosugi, haverá tradutores para esclarecimentos aos brasileiros. Não preencha o documento as pressas, leia com atenção ou procure orientação pois em caso de erros, o auxilio poderá demorar ou ser cancelado. As pessoas que não receberem a notificação, devedores de impostos ou não, devem se informar nas prefeituras.
Hum... em casa...
O que vamos fazer com esse dinheiro? Bem o da criança vai pra poupança da criança! E o resto?...
Bom, como eu não tinha mesmo... vou gastar! Gastar??? Não! Vou devolver ao governo!
Não. Eu não estou ficando louca! Vou devolver pagando um pouco das contas que devo ao Governo, impostos, seguro nacional de saúde...Oh, céus!!!
Hum... em casa...
O que vamos fazer com esse dinheiro? Bem o da criança vai pra poupança da criança! E o resto?...
Bom, como eu não tinha mesmo... vou gastar! Gastar??? Não! Vou devolver ao governo!
Não. Eu não estou ficando louca! Vou devolver pagando um pouco das contas que devo ao Governo, impostos, seguro nacional de saúde...Oh, céus!!!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
TADAIMA!!!
- Konnichiwa!!!(kon niti uá)
Quando trabalhava perto de casa, sempre que voltava de bicicleta ou caminhando, encontrava alguns vizinhos e os cumprimentava dizendo boa tarde em japonês.
-Okaeri!
E eles sempre me respondiam sorridentes, com essa palavra que, entre outras coisas, pode significar, benvinda à casa ou que bom que você voltou! E era bom ouvir isso, era como se me dissessem que fui aceita na vizinhança. Agora que trabalho mais longe e não os vejo mais, sinto falta desse carinho.
O estilo de vida japonês utiliza muitas expressões, do acordar ao adormecer, e eles não se cansam de repeti-las o dia inteiro. Seja em casa, na escola ou no trabalho, os cumprimentos são indispensáveis, não importa que o outro não responda. Os agradecimentos também. Mas existem japoneses e japoneses... Uns tão simpáticos, outros... isso é outra historia!
No inicio a gente até pensa que são estranhos, estão sempre se desculpando por tudo, depois percebemos que eles usam a mesma palavra prá pedir desculpas, licença, agradecer...
Fazer parte de uma vizinhança significa; cumprimentar, não fazer barulho pra não incomodar os outros, jogar o lixo corretamente, devidamente separado nos locais e dias estipulados, pagar a taxa da associação do bairro, ajudar os vizinhos a limpar os bueiros e valetas das ruas 2 vezes por ano...
As vezes, a gente até se surpreende.
-Konnichiwa!
-Boa tarude!
-Ham?!!...
Meu vizinho, um senhor quase simpático, está aprendendo os cumprimentos em português pela internet...
-Tadaima!!!(voltei!!!)- Como todo japonês, ao abrir a porta da minha casa agora também digo isso. Depois de um dia exaustivo é sempre bom voltar!
-Okaeri!!!- As flores do meu jardim respondem...
Quando trabalhava perto de casa, sempre que voltava de bicicleta ou caminhando, encontrava alguns vizinhos e os cumprimentava dizendo boa tarde em japonês.
-Okaeri!
E eles sempre me respondiam sorridentes, com essa palavra que, entre outras coisas, pode significar, benvinda à casa ou que bom que você voltou! E era bom ouvir isso, era como se me dissessem que fui aceita na vizinhança. Agora que trabalho mais longe e não os vejo mais, sinto falta desse carinho.
O estilo de vida japonês utiliza muitas expressões, do acordar ao adormecer, e eles não se cansam de repeti-las o dia inteiro. Seja em casa, na escola ou no trabalho, os cumprimentos são indispensáveis, não importa que o outro não responda. Os agradecimentos também. Mas existem japoneses e japoneses... Uns tão simpáticos, outros... isso é outra historia!
No inicio a gente até pensa que são estranhos, estão sempre se desculpando por tudo, depois percebemos que eles usam a mesma palavra prá pedir desculpas, licença, agradecer...
Fazer parte de uma vizinhança significa; cumprimentar, não fazer barulho pra não incomodar os outros, jogar o lixo corretamente, devidamente separado nos locais e dias estipulados, pagar a taxa da associação do bairro, ajudar os vizinhos a limpar os bueiros e valetas das ruas 2 vezes por ano...
As vezes, a gente até se surpreende.
-Konnichiwa!
-Boa tarude!
-Ham?!!...
Meu vizinho, um senhor quase simpático, está aprendendo os cumprimentos em português pela internet...
-Tadaima!!!(voltei!!!)- Como todo japonês, ao abrir a porta da minha casa agora também digo isso. Depois de um dia exaustivo é sempre bom voltar!
-Okaeri!!!- As flores do meu jardim respondem...
terça-feira, 14 de abril de 2009
Gomen kudasai!...
A porta se abre e a vizinha chama em voz alta, é uma senhora japonesa muito simpática e cheia de etiqueta. Entrega um um pacote feito de jornal com algumas flores dentro, essas da foto, lindas!!! São do seu jardim! Rapidamente se despede e vai embora, nem adianta convidar para entrar, em dois anos ela jamais passou do hall. Alias para isso serve o hall, que os japoneses chamam de genkan(guenkam), a intimidade do lar não é exposta sem grandes motivos. Eles nao entram, e quando te convidam a entrar, não esperam que aceite. Tal como a gente quando diz a alguém: vai passear la em casa... rezando para a pessoa não ir! Voltando as flores, depois eu retribuo com algum bolo, pão caseiro... Ela ainda me trará mais flores pois estamos na primavera e seus canteiros estão repletos! Também vai presentear os outros vizinhos. Muitos japoneses repartem com os vizinhos aquilo que produzem em seus quintais, ou coisas que ganham em grande quantidade. Parece uma troca, outro dia levei chuchu, sim eu plantei!!! Ganhei pistaches... cebolinha... Os japoneses parecem cheios de rituais, formalidades, prestam atenção nos pequenos detalhes... Quando me mudei para esta casa, 2 anos antes, eu sabia que tinha que cumprir certas formalidades; como comprar presentinhos iguais ( que pode ser toalhinhas de rosto, sabão em pó...) e levar nas casas dos dois vizinhos laterais e nos dois da frente. Fiz isso, recebi elogios pela atitude e o respeito deles. Amizade é outra coisa, mas toda vez que recebo flores da vizinha, ou qualquer outra coisa, toda vez que me olham e cumprimentam, sei que me respeitam, que não me veem como um gaijin(estrangeiro) arruaceiro. Eu não quero virar japonesa, (coisa que seria possível apenas no papel...) mas em qualquer lugar do mundo que se viva, é preciso se render a etiqueta local, respeitar os costumes e tentar aprender alguma coisa!!! Coloquei as flores num vasinho e elas estão la enfeitando o armário(onde guardamos os sapatos antes de entrar, toda casa japonesa tem um...) do hall.
- Gomen kudasai!!!- ( qualquer coisa tipo por favor!!!) Agora é a minha vez de ir ate o hall da casa dela, agradecer as belas flores e levar alguma coisa. -Arigato gozaimashita!..
domingo, 12 de abril de 2009
Ah!...
Se eu resolvesse ir embora agora, gastaria algumas horas até chegar ao aeroporto internacional de Nagoya, Osaka ou Tokyo, teria que chegar lá muitas horas antes do embarque, me apresentar no balcão da agência, retirar minha passagem, despachar as malas, e esperar!!! 12 horas de voo depois, esperar mais 4, 6 ou 8 horas em algum aeroporto de algum país... Mais 12 horas de voo, aeroporto de Garulhos! Ah! Cheguei! Não? Não... Mais um tempinho até Campinas, descanso na casa da irmã e... 8 horas de ônibus... Ah, mas eu poderia pegar outro voo direto pra minha cidade, sim se não tivesse que esperar mais um século, ou ir pra outro aeroporto... Enfim, preciso de no mínimo 40 horas pra chegar em minha cidade! Enquanto isso, por 1/8 desse tempo minhas colegas filipinas ou chinesas, chegam em suas casas, abraçam todos os parentes põem as fofocas em dia e eu... Por que fui nascer tão longe!?...
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Governo Japones oferece 3 mil dolares para brasileiros e peruanos deixarem o pais...
Eu vi no site IPC, duvidei, depois vi a reportagem na IPC TV, 3000 dólares para brasileiros e peruanos que estejam desempregados no Japão, não possuam bens e queiram ir embora, mais 2000 mil por dependente. Mas aceitar o "presente" significa não poder mais voltar ao Japão para trabalhar com visto de descendente de japoneses, apenas como turista ou outro tipo de visto de trabalho. As opiniões se dividem, para quem esta praticamente na rua, com idade avançada, sem dinheiro nem pra voltar pode ser que seja uma luz no fim do túnel... A "ajuda", será oferecida através dos balcões da HELLO WORK. Mas para quem ainda é jovem, e tem esperanças da crise passar, pode não ser um bom negocio, também pode não ser bom para nossos filhos que não poderão voltar mais... Nunca mais!!! Nunca mais é muito tempo!... Tem gente dizendo que o governo nos quer ver pelas costas, ou que usou, abusou e agora quer nos jogar fora dando uma gorjeta... O trabalhador estrangeiro sempre foi descartavel, há quem se iludiu, que se achou japonês por ter cara de japonês, por falar japonês... Temos deveres iguais, muitos deveres, pagamos todos os impostos, temos direitos, mas... Somos estrangeiros! Sou estrangeira, embora me lembre pouco disso... Gosto daqui, espero que melhore, vou esperar ate que me puxem pelos cabelos e me enfiem num avião... E, se esse dia chegar, será lamentável!!!
Assinar:
Comentários (Atom)