Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Presente de grego?...


Não... Foi de uma japonesa...
Um dia estava indo ao trabalho, e de repente, na mesma rua, na mesma hora vejo a mesma menina andando apressada como se estivesse atrasadíssima, olho novamente e vejo que está com um calçado de cada cor... Talvez tivesse se enganado, afinal a gente deixa os sapatos na porta quando entra em casa, talvez fosse moda, sei lá... falo, não falo, não falei nada... Eu mesma já usei sapatos iguais com detalhes diferentes na minha adolescência... Mas não eram tão diferentes assim.
Dias depois, a mesma menina, os mesmos calçados. Ah, é moda mesmo!
Um dia o telefone toca, minha cunhada me diz que alguém, uma japonesa que me conhece, cujo nome ela esqueceu, me deixou um presente lá no restaurante dela! Quando abro o pacote, que surpresa! Aqueles calçados da moda, um verde e outro amarelo, era Copa do Mundo, verde e amarelo, cores do Brasil, mas... a bolsa é muito útil prá carregar meus livros de japonês... Quem me deu o presente? Ainda não sei! Mas com certeza é alguém que sabe que sou maluca o suficiente prá usá-lo e usei.
_ O quê é isso? Cores completamente diferentes!... O chefe do meu chefe se assustou quando viu e todo mundo riu, afinal já não sou mais uma adolescente! Não!?...

domingo, 11 de julho de 2010

Desilusões

De repente, o chão se abre. As paredes se soltam, o telhado desaba sobre sua cabeça. E você começa a cair naquele buraco que parece não ter fim...
E vai caindo...
Caindo...
Caindo...
Sem ter onde se agarrar, sem ter como fugir, ninguém prá te salvar.
E continua caindo...
Caindo...
Caindo...
Cain...
E logo está lá, no fundo de um poço escuro, gritando em silêncio, chorando mudo.
Você se dá conta que talvez mais da metade da sua vida é uma mentira, ilusão... Que as pessoas que você mais amava te traíram. Que as pessoas em que mais confiava, não confiavam em você. Você percebe da maneira mais dolorosa, todos os seus defeitos, o quanto errou tentando acertar... O quanto foi igual ou pior tentando ser diferente. E no fundo do poço, você se sente um verme. Um lixo. Inútil. Culpado. Negligente. Ausente. Cego. Burro!!!!
Como seria bom se tudo não passasse de um pesadelo, acordaria e seria feliz em seu mundinho perfeito. Mas você não é perfeito e como pode se enganar tanto, como se deixou enganar...
Então você está só, rodeado de pessoas e solitário. O mundo a sua volta não pára. Você já não tem mais prá onde voltar. Você não sabe e não quer aprender a perdoar. Você não quer ser hipócrita e conviver com certas pessoas apenas para não se sentir só.
Do fundo do poço, você olha prá trás e descobre que praticamente todas as suas lembranças que eram felizes estão poluídas e do fundo do poço você começa a deletar pessoas de seus arquivos, e pagará caro por isso. Estará sozinho nisso. E ficará mais só porque ou ninguém acredita em você ou ninguém tem nada com isso. Afinal, errar é humano ou não foi bem assim, ou a culpa é dos outros... No fundo do poço você descobre que seu mundinho era muito, muito menor... E que certas verdades doem tanto, mas tanto que não há remédio nem tempo que cure.
E depois de um tempo, até suas lágrimas, sua melhor companhia te abandona. Secam. E você encolhido em seu cantinho precisa reagir, em seu minúsculo mundinho ainda restam umas poucas pessoas que precisam de você.
O caminho de volta é longo, sem escadas. Você vem se arrastando, caindo e levantando, volta prá sua vida. É preciso viver! Apesar de tudo, afinal nada jamais será como antes pois o que te roubaram não há como ser devolvido, é preciso continuar vivendo. Mesmo que não sobre nada, nem ninguém em seu mundinho, você ainda está lá!!! Você não pode mudar o passado, mas pode melhorar o futuro!...

sábado, 3 de julho de 2010

E o Brasil, hein...

Perdeu, mano! Tá fora...
Falta de patriotismo? Não, mas depois de tantos anos de Japão eu percebo como nós brasileiros vivemos e vendemos uma imagem de país do futebol, de melhor futebol do mundo. E neste caso, imagem não é tudo!... Os japoneses se conformam em perder porque, afinal, são novos nisso, ainda estão aprendendo e nem discutem muito. (E acreditam que somos os melhores, mas também acham que todos nós adoramos bossa nova e nascemos sambando) Mas os brasileiros do melhor futebol do mundo não se conformam com a derrota, é uma discussão sem fim... Eu que nem entendo de futebol, que nem assisto aos jogos para não me estressar, já sabia onde isso ia parar. Eu perdi. Perdi 2 horas de sono naquele jogo contra Portugal prá ver o quê? Nada de mais... E ontem desisti, logo no início do segundo tempo, por quê? Porque o juiz era inexperiente? Porque deram um gol contra? Porque deram um escanteio que virou um gol de presente? Não. Simplesmente porque aquele não era o melhor futebol do mundo! Sem dúvidas, O Brasil é uma fábrica de jogadores de futebol, tipo exportação... Sabe fabricar mas parece que não sabe usar. Com certeza, somos um povo que não desiste nunca,( mas prá quê sofrer tanto?) e agora com mais esse banho de água gelada, holandesa, tomara que o futebol brasileiro vista a camisa da humildade e recomece do zero, se for preciso, para brilhar com arte na próxima copa, em casa!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Poema vazio

?????????
Pensando!!!!!!!!!!!!!!
Refletindo:::::::::::::
Concluindo...............
Ponto final.
As vezes o silêncio conta tudo.








quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hoje acordei com saudades de mim...

Saudades de um tempo que não existe mais. Dos meus pés descalços, dos meus shorts curtos, subindo em árvores para comer frutas... _ Desça já daí muleca! Saudades da minha vó gritando que eu ia cair lá do alto, até caí! Mas não quebrei nada como ela praguejou... Saudades da minha prima Márcia, da nossa irmandade-amizade-rivalidade, como a gente dividia e disputava tudo, naturalmente. Dos meus primos lindos, por quem todas as meninas suspiravam mas que eu não podia porque éramos irmãos, segundo minha tia... Foi uma infância tão pobre e tão rica! Tão triste e tão cheia de alegrias. Ai que saudades da minha adolescência que nem vi passar, pensando que já era adulta. Saudades da minha inocência, da minha ingonância, dos meus sonhos que nem lembro mais quais eram... Saudades dos meus amigos que foram ficando prá trás... Do meu amigo Marco, de quem meus namorados( nem foram tantos), do primeiro ao último, morriam de ciúmes... Por que será que as mulheres se casam e o espaço para amigos homens desaparece? Se tivéssemos continuado unidos como éramos, hoje poderia ser tio dos meus filhos... Saudades do meu primo Nô,(em milésimo grau!), Nô que para um anjo só faltavam os chifres e o rabo! Cadê você peste?!... Saudades da Sandra, da Zélia...
Mas o tempo não pára! Voa! Não volta atrás! Avança sem dó nem piedade. E se eu pudesse voltar no tempo, sabendo-o como já sei, talvez errasse o dobro tentando errar menos. Ah, é tão difícil ser humana, sentir como sinto, viver como vivo à mercê do tempo...


sábado, 12 de junho de 2010

Bibiiii... Fonfon!...

Dirigir no Japão é muito fácil. Isso depois que você se acostumar com a direção no lado do passageiro, se libertar da sensação de estar sempre na contra-mão e a trafegar em ruas que, (Ai meu Deus!) parece que não cabe nem um carro e tem que caber dois! Isso quando alguém não precisa voltar de ré... Subir na calçada, que calçada? Postes quase no meio da rua, valetas dos dois lado da rua e... pedrestres... ciclistas... velhinhos... e o exército de bonés amarelos de crianças indo prá escola... Todos são prioridade absoluta! Todos andando vagarosamente ou distraidamente, no meio da rua... Buzinar? Nem pensar! Experimenta... Eu moro no interior, e quando a gente ouve uma buzina leva um susto danado, que será que eu fiz de errado...
Dirigir no Japão não tem nenhum mistério, as placas são em kanji, mas também em inglês e como tem semáforos!!! O índice de acidentes é pequeno principalmente considerando-se o fato de que os japoneses ligam a seta depois que já estão virando ou mudando de faixa! Diminuem de repente e entram numa loja de conveniência...
E a emoção de dirigir na neve? Oh céus! O trânsito pára! Ruas estreitas e sinuosas, plantações de arroz por todos os cantos e... se você escorregar e cair dentro. Tá ferrado! A multa é altíssima!... Todas as multas são caras! Um simples acidente com um ciclista, sem ferimentos graves, no semáforo, pode te custar no mínimo uns 5000 dólares, inúmeras visitas ao acidentado, pedidos de desculpas, presentinhos como sucos ou frutas, processo, perda temporária da carteira... Seu Pedro, motorista da van da empreiteira, sempre dizia brincando: na hora de um acidente se puder escolher entre uma velhinho e uma criança, mate o velhinho que é mais barato...
Dirigir no Japão é muita responsabilidade! Aqui a vida, os danos materiais, os postes, as placas, tudo, tudo tem um valor altíssimo, e as leis e punições funcionam!

domingo, 6 de junho de 2010

Dentes prá quê te quero?...

As vezes no meio da noite acordo assustada, chorando, com o rosto molhado de lágrimas. Respiro fundo, passo a mão na boca, ai que alívio! Meus dentinhos estão todos aqui! Ufa, só mais um pesadelo... Eu deveria cuidar melhor deles, usar um aparelho prá corrigi-los mas acho que já passei do tempo... Aqui no Japão, dentista já foi muito mais caro. Mas parece-me que não há uma preocupação com os dentes. Basta olhar o sorriso das modelos, dos astros de tv, das capas de revistas, e das pessoas normais...
Trabalhei com um menino lindo, ( coisa difícil de se ver por aqui, as meninas devem sofrer com isso...), ensinava português prá ele e aprendia japonês, a gente fofocava durante todo o dia de trabalho, e toda vez que me sorria eu tinha vontade de mandá-lo urgentemente ao dentista. Bonito, simpático, alto, ( preguiçoso é verdade), poderia tê-lo apresentado à minha filha, se ele não tivesse todos os dentes cariados!...
Agora trabalho com uma japonesinha de quase 30, na mesma situação, solteira, com a antena ligada procurando um marido... Olho prá ela, bonitinha mas, se fosse brasileira as chances de arrumar alguém seriam bem menores...
Aliás, os dentistas aqui são ultra super equipados, mas parece que não sabem usar toda essa tecnologia ainda. - Hee, dou suru? Minha dentista olha meu dente e pergunta o que vamos fazer? Ora... isso eu quero saber! Não sei como está no Brasil, aqui eles não cavucam nosso dente e enchem de massa, fazem um molde do buraco da obturação e colocam. Acho isso bom!
Desde criança, sempre observo o sorriso e o olhar das pessoas, como se fossem as portas e janelas da alma, mas se as portas estiverem sujas e as janelas quebradas, que casa é essa?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mulheres

Eu ainda não descobri como a mulher japonesa se apaixona. Nos filmes e novelas, sem beijos, sem abraços, sem amassos... o homem nem fala em namoro e já pede em casamento.
-Boku to kekkonshite kudasai... boku wo shiawase ni natte kudasai...
-Un...
Ah é tão fofo ouvir isso! Já pensou: Shirubia... é assim que chamam aqui. Mas esse tempo já foi!
Se eu fosse adolescente no Japão, eu sou mãe de um e mais dois que se acham... Enfim ser adolescente aqui é ser criança até os 20 anos! Ou mais! Enquanto todo mundo já ficou com todo mundo no Brasil, aqui as crianças nem falam em namoro. E os grupinhos de meninos e meninas parecem nem se misturar. Por outro lado a gente não vê as pessoas se engolindo no meio da rua...
Mas se casar com alguém sem aquela paixão toda , sei não... Parece tão, tão, do tempo da minha avó...
Talvez por isso, muitas mulheres até querem se casar, ficar, namorar com brasileiros, a propaganda é boa também! Brasileiro é isso, é aquilo, tem cílios grandes. Sim cílios...
Mas a mulher brasileira, apesar de tantas mudanças, continua se apaixonando com os olhos, ouvidos, tato e olfato! Mesmo se o cara for tudo de bom e mais um pouco, alguns detalhes como, o hálito, o cheiro de suor ou perfume, os dentes sujos ou cariados, ou tortinhos, estragam tudo!... As vezes o gatinho é até fofo, mas aí vem a amiga e diz que ele tem um nariz muito grande e pronto, acabou!
Eu não sei das japonesas, mas as brasileiras são observadoras e exigentes, e a lista é grande...
A beleza interior é importante sim, mas não é a primeira coisa que vemos, e é a última coisa em que nossas amigas prestam atenção.- Você tá namorando isso?- Mas não adianta ser alto, forte, lindo, gostoso, rico, e não ser gay ( nada contra!), se o gato não tiver nada na cabeça, um mínimo de inteligência... Ah, é muito difícil suportar alguém, sem cérebro! Sem humor inteligente... E como dizem agora, sem pegada...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Festival do Brasil em Kurobe- Colare




Eu passei meses pensando no que fazer, o que dizer...
Afinal chegou o grande dia, duas aulas de culinária, feijoada no almoço e peixada no jantar, e uma palestra! Culinária tudo bem, eu acho... Até porque eu cozinho desde os 6 anos de idade, dez anos de restaurante... Mas palestra em japonês!!! Falando sério meu japonês é muito ruim!
Enfim, o dia 6 de março é um dia que não pretendo esquecer! Apesar de todos os meu erros, foi maravilhoso! E aprendi muito! E eu adoro essa coisa de desafio, de tentar e tentar novamente! E a sensação de ter conseguido, vale mais que tudo! Ô coisa boa!!!
Foi um festival muito bem organizado, fiquei impressionada...