sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Brasil e Sérvia em Toyama
Está longe o tempo em que eu parava tudo prá ver o jogo de vôlei dos meninos da seleção, depois de nove anos de Japão, a gente até esquece a cidadania... Nos últimos anos tenho trabalhado apenas com japoneses, passo o dia falando ou tentando falar japonês, ouvindo japonês, pensando no que vou escrever em japonês... Quando volto prá casa, meu filho está me esperando prá ver algum anime ou me chama prá ver algo interessante, em japonês! Nos últimos meses também tenho me divertido junto com os japoneses do trabalho, aprendendo na prática a cultura e aprimorando meu modo de falar japonês e aprendendo a gostar de comida japonesa! A maioria das pessoas que conheci voltaram ao Brasil, por sorte, por causa das aulas de português tenho conhecido mais brasileiras...
Copa em Toyama? Eu vou!! Pensei. Das outras vezes não podia faltar ao trabalho, desta vez faltei com todo apoio do pessoal que trabalha comigo! É o seu país! Vá torcer! Eu fui! Sinceramente, mal sabia o nome das jogadoras. Não entendo nada de vôlei! Mas o sangue brasileiro foi voltando, voltando... De repente, eu estava com um calor terrível, gritando Brasil! Brasil! é uma emoção inexplicável! Ver o time perder os primeiros sets, na frente dos meus olhos, foi sofrido. E a virada emocionante!! Algumas jogadas, quando a bola subia, subia... me lembraram o Bernard e seu saque jornada nas estrelas... Gritei, gritei... pensei que fosse ficar sem voz, mas limpei os pulmões e recuperei minha brasilidade! Naturalmente como era dia e horário de trabalho, a torcida brasileira foi pequena mas funcionou! Os japoneses gritavam Serubia... Serubia... e a gente, Brasil, Brasil... Foi emocionante!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário