Hoje foi a minha estreia na reunião semanal da fábrica, onde a cada semana um funcionário faz um pequeno discurso e no final lê um tipo de oração, em japonês, lógico. Era um dos meus sonhos bobos, ser igualada aos japoneses até mesmo nisso... Depois que passei para o time oficial, a primeira coisa que fiz foi pedir uma cópia dessa oração com o modo de leitura dos kanjis, apesar de não ter estudado...
Pois bem, os japoneses sempre falam a mesma coisa, sobre o tempo, a preocupação em tratar a gripe ou em não ficar gripado... Eu disse apenas que, estava um pouco triste porque o ano já estava prá acabar mas que pensando bem, a minha maior alegria deste ano foi ter sido contratada, que estava muito grata por poder trabalhar e me divertir junto com eles... que não sabia até que ponto eu estaria sendo um fardo para eles, mas que eu estava completamente feliz...
No final, fiz a leitura. Recebi elogios.
_Nossa você lê melhor que eu! Disse um japonês.
Mais tarde dois jovens estavam conversando sobre meu discurso.
_Eu só falo da gripe... Disse um.
_Eu também. Respondeu o outro.
_Não posso falar o que penso? Perguntei.
_Deve. Eles reponderam. Me disseram que todos ficaram tocados por minhas palavras e contentes em saber que eu era feliz por trabalhar ali... Que os japoneses não conseguem expressar os sentimentos assim...
Todo mundo sabe que sou diferente! Está na minha cara, no jeito de falar, andar, comer... E todo mundo me trata como igual! A minha diferença só me ajuda a ser respeitada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário